Tomate

p>O licopeno é a substancia responsável pela cor avermelhada dos alimentos como: tomate,melancia e goiabada entre outros.

É um poderoso antioxidante que, quando absorvido pelo organismo ajuda a impedir e reparar os danos as células causados pelos radicais livres.

Os radicais livres são produzidos durante funções normais do corpo humano, como respiração e atividade física.Também são formados como resultado do hábito de fumar, superexposição ao sol, poluição do ar e estresse.

São altamente reativos e se não controlados, podem danificar as moléculas importantes das células saudáveis do corpo humano. Isso pode contribuir para o desenvolvimento de várias doenças, como câncer e doenças cardiovasculares.

Desta forma o licopeno está associado á prevenção do aparecimento dos tumores do endométrio, pulmão, próstata e estômago, segundo estudos.

Alimentos a base de tomates, ou seja contendo licopeno, oferecem regulação das taxas de gordura e obesidade é um antioxidante que retarda o envelhecimento e degeneração das células.

Tomate seco, ketchup, molhos, purê de tomate, tomates frescos ou cozidos garantem uma dieta rica em licopeno. Estudos indicam que o corpo absorve maior quantidade da substancia quando a fruta é cozida.

Para melhores resultados anticâncer é recomendado usufruir dos alimentos orgânicos, que são mais saudáveis devido a ausência de agrotóxicos.