Tabagismo

O tabagismo é uma dependência física e psicológica do consumo da nicotina presente no cigarro que é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma droga psicoativa, que também aumenta a liberação de catecolaminas, que contraem vasos sanguíneos, acelera a frequência cardíaca, causando hipertensão arterial. Essa dependência é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão, além de causar outras doenças graves, é também considerada pela OMS a principal causa de morte evitável no mundo.

O tabagismo ainda pode causar: impotência sexual no homem, complicações na gravidez, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, trombose vascular.

Noventa por cento (90%) dos fumantes iniciaram seu consumo antes dos 19 anos de idade, faixa etária em que o indivíduo ainda se encontra na fase de construção de sua personalidade. Portanto, uma boa educação em saúde, bem como um bom exemplo dos pais, familiares e professores, são essenciais para que uma criança não se torne fumante na idade adulta.

O tratamento mais eficaz une medicamentos com mudanças de hábitos.

Existem dois métodos para parar de fumar: imediatamente ou gradualmente. O método mais indicado e adequado é imediatamente, no qual você marcar uma data e a partir desse dia, não fuma mais nenhum cigarro.

Dia 29 de agosto é o dia Nacional de Combate ao Fumo.