Quem Somos

CENTRO DE TRATAMENTO ONCOLÓGICO - CTO

A fundação do Centro de Tratamento Oncológico (CTO) aconteceu em 1997 pelo médico oncologista Dr. Sérgio Vicente Serrano e pela Dra. Susana de Freitas Tavares que realizava a administração da Clínica. Esta Clinica foi inicialmente instalada em um consultório com uma sala de aplicação de quimioterapia e desenvolveu-se chegando a realizar em 2002 cerca de 750 sessões de quimioterapia/ano.

Neste ano vinculou-se ao grupo o Dr. Fernando Marin Torres que exercia suas atividades junto à Santa Casa de Ribeirão Preto e ainda hoje é coordenador do Serviço de Oncologia Clínica desta Santa Casa. O número de pacientes atendidos continuou crescendo e em 2005 e 2006 a Clinica foi reformada e sua área física instalada, ampliada para cerca de 500 m2 de área construída. O número de pacientes atendidos neste período já chegava a cerca de 2000 sessões de quimioterapia/ano. Neste ano foram vinculados mais dois médicos oncologistas, o: Dr. Fabio Zola e a Dra. Thais Inácio de Carvalho.

Em 2007 e 2008 mais uma reforma ampliou o CTO para sua configuração atual que abrange uma área construída de 750 m2 e conta com uma equipe totalizando 25 profissionais altamente qualificados para o atendimento oncológico. Neste momento conta com quatro consultórios médicos, uma sala de pré-consulta de enfermagem, um posto de enfermagem, sete salas de quimioterapia individuais e uma coletiva com três poltronas, totalizando 10 posições de quimioterapia. Conta também com uma sala de enfermagem, sala para administração, duas recepções (consultas e quimioterapia), arquivo, sala de reuniões, refeitório e sala de descanso para funcionários.

Em 2006 o Dr. Sergio Serrano deixou o CTO quando foi convidado para coordenar o Serviço de Oncologia Clínica do Hospital do Câncer de Barretos, no qual permanece até os dias de hoje.

Desta forma os três profissionais que permaneceram no CTO: Dr. Fernando Marin Torres, Dr. Fábio Eduardo Zola e Dra. Thais Inácio de Carvalho, com a assessoria da Dra. Susana de Freitas Tavares e de Fernanda de Carvalho Paixão Torres, ambas com formação em Administração com MBA na Fundação Getúlio Vargas, iniciaram um planejamento de forma a transformar o CTO num amplo projeto de assistência Oncológica junto à medicina privada da região de Ribeirão Preto e solidificar sua posição de destaque na atenção aos pacientes com diagnóstico de câncer em nossa cidade.

O número de sessões de quimioterapia agora quadruplicou, sendo realizados mais de 7.200 procedimentos de tratamento antineoplásico por ano.

O CTO atende atualmente 70% dos pacientes oncológicos privados da Região de Ribeirão Preto, atendendo 23 convênios além de pacientes particulares. A administração da empresa é realizada pelo Dr. Fernando Marin Torres, Fernanda de Carvalho Paixão Torres e Dra. Susana Freitas Tavares.

Considerando esta expansão nos últimos anos, a próxima etapa era proporcionar um atendimento integrado e diferenciado no interior do Estado. Para tanto, foi adquirido em 2009 um terreno de 2670 m2, localizado em uma avenida estratégica de Ribeirão Preto, em área nobre, próxima do anel viário e outras importantes vias de acesso da cidade à região, e situado entre o Ribeirão Shopping Center e o futuro Shopping Iguatemi. Nesse mesmo ano foi iniciado o projeto de expansão do CTO para o Projeto Oncologia Ribeirão Preto partindo do seguinte tripé:

-> Prestar serviço de excelência posicionando-se entre os melhores do Brasil.
-> Os melhores profissionais na atenção oncológica.
-> Prestar parte dos Serviços ao SUS como forma de levar as melhores práticas da Oncologia ao Serviço Público.

O passo seguinte foi definir uma estratégia sustentada de crescimento integrado, com a instalação de um Serviço de Radioterapia.

Optamos por iniciar com a Radioterapia, que é a carência mais importante na região. Desta forma, buscamos os melhores profissionais do mercado, compostos pelo Dr. Harley Francisco de Oliveira, e o Físico Gustavo Lazaro Barbi, ambos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, sendo também profissionais alinhados com nossa política de excelência na prestação de serviços oncológicos.

O Projeto iniciou-se em junho de2011, com a construção do CTR (Centro de Tratamento em Radio-Oncologia) que prevê as instalações para atendimento de Radioterapia de alta tecnologia, com previsão de início em 2013.